Aumento salarial: Quais as consequências dessa escolha? - Sias

31 de março de 2021by Jacqueline Rezende0

Um aumento salarial pode ser utilizado para diversos fins. Descubra as consequências dessa estratégia e outras ferramentas que podem substituí-la ou complementá-la na hora de reconhecer um funcionário.

 

aumento salarial

 

Aumento Salarial

Quando falamos em aumento salarial o que isso desperta em você? Remuneração? Reconhecimento? Ajuste? São várias nuances que permeiam este tema e cabe a nós profissionais analisar esta questão como uma estratégia corporativa para desenvolvimento e alcance de resultados visando a perenidade do negócio.

Certamente, todo crescimento organizacional está ligado ao empenho e desempenho de resultados de seus funcionários. Em meio a um mercado cada dia mais competitivo, cenário desafiador, com incertezas econômicas, políticas e sociais encontrar e manter bons profissionais têm se tornado uma missão difícil para as empresas. Os profissionais mais capacitados estão sempre em busca de melhores condições de trabalho, por isso, para mantê-los, muitas vezes, o aumento de salário pode ser a solução.

Sendo assim, é preciso diferenciar aumento salarial, de reajuste salarial:

  • Um aumento salarial é feito com o objetivo de reconhecimento e desenvolvimento da carreira do profissional ou de um plano de cargos e salários.
  • Já o reajuste salarial é a forma legal de seguir as diretrizes da legislação trabalhista ou do cumprimento de contrato de prestação de serviços pré-estabelecido.

Agora, reflita: quais as consequências disso?

 

Ferramentas úteis

É importante possuir uma metodologia que seja justa para todos os profissionais da empresa, para que não exista conflitos e problemas com relação ao clima organizacional e impacte a cultura. Caso isso ocorra, impactará muitos dos resultados futuros.

Então, o que sugerimos, neste artigo, é um bom plano de cargos e salários. Além disso, ele também deve ser atrelado a uma avaliação de desempenho. Dessa forma, podemos avaliar as soft skills (competências comportamentais) e as hard skills (competências técnicas).

Após o desenho do plano de cargos e da avaliação de desempenho, estruturar um feedback, e um feedfoward acompanhado de um PDI – Plano de Desenvolvimento Individual, que deve ser conduzido pelas lideranças. É um processo que precisa de apoio de vários setores como o RH se a empresa possuir, e por conseguinte, a organização estará munida de diretrizes e métricas para uma gestão de sucesso, com tomada de decisão sólida.

Vale ainda frisar que nesta avaliação de desempenho, uma razão forte para o aumento salarial é o mérito.

  • A equipe apresenta resultados acima da média?
  • Faz alguma ação que gera uma redução de custos ou um importante ganho para a empresa?
  • Traz inovação?

Se sim, é natural reconhecer e manter o time retido. A retenção de talentos é mais um desafio que deve ser monitorado de perto. Não se pode deixar essa estratégia de lado, e não a tratar como prioridade.

Por fim, essas reflexões e processos devem ser pensados e transformados em ações para manutenção, crescimento e longevidade de um negócio.

Conclusão

Certamente, aumentar o salário é muito mais do que é um aumento financeiro. Contudo, a empresa precisa pensar no que chamamos de “salário emocional” (ações que envolvem pertencimento, endomarketing, sentimento de dono, engajamento), reconhecimento, clima e desenvolvimento. Estas, são palavras-chave para uma boa gestão de pessoas e para uma excelente gestão organizacional.

As consequências de trabalhar estes tópicos e de se decidir aumentar o salário em um cenário como o atual está intimamente ligada a visão estratégica da empresa com relação ao seu futuro e principalmente relacionada
à retenção da gestão do conhecimento corporativo e do capital intelectual de seus colaboradores.

by Jacqueline Rezende

CEO na SIAS - Inteligência Corporativa, empresária, professora multidisciplinar com foco em desenvolvimento estratégico e organizacional na Fundação Getúlio Vargas e mentora no Núcleo de Felicidade e Propósito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

testeteste
Organically grow the holistic world view of disruptive innovation via empowerment.
OUR LOCATIONSWhere to find us
https://sias.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
GET IN TOUCHAvantage Social links
Taking seamless key performance indicators offline to maximise the long tail.

Copyright by SIAS. Todos os direitos reservados.

Copyright by BoldThemes. All rights reserved.

Open chat
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/sias/www/wp-includes/functions.php on line 4755

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/sias/www/wp-includes/functions.php on line 4755

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/sias/www/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 110