Gestão de PessoasAumento salarial: Quais as consequências dessa escolha? - Sias

31 de março de 2021by Jacqueline Rezende0

Um aumento salarial pode ser utilizado para diversos fins. Descubra as consequências dessa estratégia e outras ferramentas que podem substituí-la ou complementá-la na hora de reconhecer um funcionário.

 

aumento salarial

 

Aumento Salarial

Quando falamos em aumento salarial o que isso desperta em você? Remuneração? Reconhecimento? Ajuste? São várias nuances que permeiam este tema e cabe a nós profissionais analisar esta questão como uma estratégia corporativa para desenvolvimento e alcance de resultados visando a perenidade do negócio.

Certamente, todo crescimento organizacional está ligado ao empenho e desempenho de resultados de seus funcionários. Em meio a um mercado cada dia mais competitivo, cenário desafiador, com incertezas econômicas, políticas e sociais encontrar e manter bons profissionais têm se tornado uma missão difícil para as empresas. Os profissionais mais capacitados estão sempre em busca de melhores condições de trabalho, por isso, para mantê-los, muitas vezes, o aumento de salário pode ser a solução.

Sendo assim, é preciso diferenciar aumento salarial, de reajuste salarial:

  • Um aumento salarial é feito com o objetivo de reconhecimento e desenvolvimento da carreira do profissional ou de um plano de cargos e salários.
  • Já o reajuste salarial é a forma legal de seguir as diretrizes da legislação trabalhista ou do cumprimento de contrato de prestação de serviços pré-estabelecido.

Agora, reflita: quais as consequências disso?

 

Ferramentas úteis

É importante possuir uma metodologia que seja justa para todos os profissionais da empresa, para que não exista conflitos e problemas com relação ao clima organizacional e impacte a cultura. Caso isso ocorra, impactará muitos dos resultados futuros.

Então, o que sugerimos, neste artigo, é um bom plano de cargos e salários. Além disso, ele também deve ser atrelado a uma avaliação de desempenho. Dessa forma, podemos avaliar as soft skills (competências comportamentais) e as hard skills (competências técnicas).

Após o desenho do plano de cargos e da avaliação de desempenho, estruturar um feedback, e um feedfoward acompanhado de um PDI – Plano de Desenvolvimento Individual, que deve ser conduzido pelas lideranças. É um processo que precisa de apoio de vários setores como o RH se a empresa possuir, e por conseguinte, a organização estará munida de diretrizes e métricas para uma gestão de sucesso, com tomada de decisão sólida.

Vale ainda frisar que nesta avaliação de desempenho, uma razão forte para o aumento salarial é o mérito.

  • A equipe apresenta resultados acima da média?
  • Faz alguma ação que gera uma redução de custos ou um importante ganho para a empresa?
  • Traz inovação?

Se sim, é natural reconhecer e manter o time retido. A retenção de talentos é mais um desafio que deve ser monitorado de perto. Não se pode deixar essa estratégia de lado, e não a tratar como prioridade.

Por fim, essas reflexões e processos devem ser pensados e transformados em ações para manutenção, crescimento e longevidade de um negócio.

Conclusão

Certamente, aumentar o salário é muito mais do que é um aumento financeiro. Contudo, a empresa precisa pensar no que chamamos de “salário emocional” (ações que envolvem pertencimento, endomarketing, sentimento de dono, engajamento), reconhecimento, clima e desenvolvimento. Estas, são palavras-chave para uma boa gestão de pessoas e para uma excelente gestão organizacional.

As consequências de trabalhar estes tópicos e de se decidir aumentar o salário em um cenário como o atual está intimamente ligada a visão estratégica da empresa com relação ao seu futuro e principalmente relacionada
à retenção da gestão do conhecimento corporativo e do capital intelectual de seus colaboradores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?