Recrutamento e seleção

Abordagem prática sobre o mapeamento das percepções dos colaboradores em diferentes aspectos, provendo modelos de diagnósticos precisos do ambiente e das motivações no dia a dia, relacionadas ao clima interno

Recrutamento e Seleção

Hunter

O processo de R&S é uma verdadeira arte de encontrar talentos ideais. É um processo qualitativo que analisa cada candidato minuciosamente, levando em consideração as competências técnicas e comportamentais necessárias para o cargo em questão.
São considerados os candidatos que estão disponíveis no mercado e demonstram interesse em ocupar a posição.
Quando se trata de vagas e áreas específicas, geralmente de alta complexidade, o headhunter busca os melhores profissionais independentemente de estarem ou não empregados. Hunter se trata de um trabalho minucioso, baseado em pesquisas, negociações e na venda do cargo e da imagem da empresa contratante, para garantir um recrutamento seguro e eficiente.

Recrutamento Externo

O recrutamento externo implica a busca por talentos disponíveis no mercado de trabalho ou que estejam empregados em outras organizações. Captar profissionais fora da empresa é um processo mais lento e requer muita atenção dos recrutadores para escolher talentos alinhados à cultura organizacional.

Recrutamento externo
Recrutamento Interno

No recrutamento interno a busca pelo candidato é realizada internamente, ou seja, entre os atuais colaboradores da empresa que apresentam um perfil compatível à vaga. Trata-se de uma política que permite o crescimento profissional dentro da empresa com base na meritocracia e no desempenho.O recrutamento interno é uma forma de aproveitar um colaborador, assim como reconhecer o trabalho de um funcionário e confiar que ele está apto a assumir outra responsabilidade, ou quando um colaborador se mostra com mais afinidade ou habilidade para um setor diferente da empresa, e o RH acredita que ele possa ter sucesso nela.O recrutamento interno, apesar de ter um público mais limitado em relação ao externo, também pode ser feito de diferentes maneiras. São elas:

Promoções

Quando um profissional é promovido, um novo cargo está sendo ocupado na hierarquia da equipe, possibilitando a entrada de um novo funcionário na função desempenhada anteriormente

Recrutamento informal

Como o nome já diz, esse tipo de recrutamento interno não possui regras tão rígidas, portanto, pode ser feito por meio de indicações de profissionais de outras áreas, bate-papos com outras equipes, etc.

Transferências

Quando ocorre uma movimentação de um funcionário para uma nova equipe ou departamento

Reenquadramento

Acontece quando a empresa restringe os funcionários que podem participar da seleção. Ela realiza o processo apenas com aqueles colaboradores habilitados pelos critérios do plano de carreira. Permite que haja a concorrência entre os candidatos ou a promoção do próximo da fila para a ocupação do cargo.

Etapas do Recrutamento Interno
recrutamento e selecao
Ferramentas de seleção

Provas e Testes

As provas e/ou testes podem ser relacionadas com assuntos gerais, específicos, técnicos e de conhecimento básico como português, matemática e raciocínio lógico, tendo por objetivo medir o grau de conhecimento técnico e prático dos candidatos.

Assessment

Ferramenta que visa o mapeamento de perfil, mensurando e avaliando características específicas do indivíduo, suas reações e o modo como se porta em determinadas situações e relações interpessoais. A abordagem se dá por meio de análise comportamental, motivadores, inteligência emocional e outras dimensões que podem estar relacionadas a área de atuação do candidato. O assessment poderá ser substituído por testes psicológicos, quando necessário.

Dinâmica de Grupo

A dinâmica é utilizada para identificar comportamentos como liderança, capacidade para atuar em equipe, dinamismo, comunicação e outras competências comportamentais. A estrutura da dinâmica a ser utilizada deverá ser definida, considerando:

  • Alinhamento e organização das atividades com os aspectos a serem observados;
  • Definição do número de participantes, tempo de duração, recursos necessários, espaço e material;
  • Estabelecimento da forma de condução (alinhamento entre o condutor da dinâmica e os demais observadores);
  • Análise final.
Indicadores de Recrutamento
indicadores de recrutamento

Vamos conversar?

Entre em contato para conhecer mais

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom attributes
  • Custom fields
Click outside to hide the comparison bar
Compare