Recrutamento e seleção
24 de novembro de 2023 2024-03-11 10:18Recrutamento e seleção
Abordagem prática sobre o mapeamento das percepções dos colaboradores em diferentes aspectos, provendo modelos de diagnósticos precisos do ambiente e das motivações no dia a dia, relacionadas ao clima interno
Recrutamento e Seleção
Hunter
O processo de R&S é uma verdadeira arte de encontrar talentos ideais. É um processo qualitativo que analisa cada candidato minuciosamente, levando em consideração as competências técnicas e comportamentais necessárias para o cargo em questão.
São considerados os candidatos que estão disponíveis no mercado e demonstram interesse em ocupar a posição.
Quando se trata de vagas e áreas específicas, geralmente de alta complexidade, o headhunter busca os melhores profissionais independentemente de estarem ou não empregados. Hunter se trata de um trabalho minucioso, baseado em pesquisas, negociações e na venda do cargo e da imagem da empresa contratante, para garantir um recrutamento seguro e eficiente.
Recrutamento Externo
O recrutamento externo implica a busca por talentos disponíveis no mercado de trabalho ou que estejam empregados em outras organizações. Captar profissionais fora da empresa é um processo mais lento e requer muita atenção dos recrutadores para escolher talentos alinhados à cultura organizacional.
Recrutamento Interno
No recrutamento interno a busca pelo candidato é realizada internamente, ou seja, entre os atuais colaboradores da empresa que apresentam um perfil compatível à vaga. Trata-se de uma política que permite o crescimento profissional dentro da empresa com base na meritocracia e no desempenho.O recrutamento interno é uma forma de aproveitar um colaborador, assim como reconhecer o trabalho de um funcionário e confiar que ele está apto a assumir outra responsabilidade, ou quando um colaborador se mostra com mais afinidade ou habilidade para um setor diferente da empresa, e o RH acredita que ele possa ter sucesso nela.O recrutamento interno, apesar de ter um público mais limitado em relação ao externo, também pode ser feito de diferentes maneiras. São elas:
Promoções
Quando um profissional é promovido, um novo cargo está sendo ocupado na hierarquia da equipe, possibilitando a entrada de um novo funcionário na função desempenhada anteriormente
Recrutamento informal
Como o nome já diz, esse tipo de recrutamento interno não possui regras tão rígidas, portanto, pode ser feito por meio de indicações de profissionais de outras áreas, bate-papos com outras equipes, etc.
Transferências
Quando ocorre uma movimentação de um funcionário para uma nova equipe ou departamento
Reenquadramento
Acontece quando a empresa restringe os funcionários que podem participar da seleção. Ela realiza o processo apenas com aqueles colaboradores habilitados pelos critérios do plano de carreira. Permite que haja a concorrência entre os candidatos ou a promoção do próximo da fila para a ocupação do cargo.
Etapas do Recrutamento Interno
Ferramentas de seleção
Provas e Testes
As provas e/ou testes podem ser relacionadas com assuntos gerais, específicos, técnicos e de conhecimento básico como português, matemática e raciocínio lógico, tendo por objetivo medir o grau de conhecimento técnico e prático dos candidatos.
Assessment
Ferramenta que visa o mapeamento de perfil, mensurando e avaliando características específicas do indivíduo, suas reações e o modo como se porta em determinadas situações e relações interpessoais. A abordagem se dá por meio de análise comportamental, motivadores, inteligência emocional e outras dimensões que podem estar relacionadas a área de atuação do candidato. O assessment poderá ser substituído por testes psicológicos, quando necessário.
Dinâmica de Grupo
A dinâmica é utilizada para identificar comportamentos como liderança, capacidade para atuar em equipe, dinamismo, comunicação e outras competências comportamentais. A estrutura da dinâmica a ser utilizada deverá ser definida, considerando:
- Alinhamento e organização das atividades com os aspectos a serem observados;
- Definição do número de participantes, tempo de duração, recursos necessários, espaço e material;
- Estabelecimento da forma de condução (alinhamento entre o condutor da dinâmica e os demais observadores);
- Análise final.
Indicadores de Recrutamento
Vamos conversar?
Entre em contato para conhecer mais