Vença a concorrência desenvolvendo habilidades e competências - SIAS

9 de março de 2021by Jacqueline Rezende0

Saiba como a sua empresa deve agir diante da necessidade de desenvolver as habilidades e competências dos seus colaboradores.

 

A grande verdade é que somos a pessoa que escolhemos ser. Todos os dias você decide se continua do jeito que é ou muda. A grande glória do ser humano é poder participar de sua autocriação. “O que a lagarta chama de fim do mundo, o Mestre chama de borboleta…”.

Este pensamento de Jacqueline Small reflete a autocriação do ser humano como capacitador de suas mudanças e de sua autogestão. Assim, ela retrata o perfil dos empregados, colaboradores e funcionários de diversas instituições a partir de uma dialética de ideias e projetos na Gestão de Pessoas e necessidade de desenvolvimento de suas habilidades e competências.

Afinal, gerir pessoas é uma arte das ciências humanas, que se desenvolve imersa na sociedade. Pois, busca qualificação e resultados dos: funcionários, fornecedores e parceiros necessários para a sua operação.

 

Habilidades e Competências na gestão de pessoas

 

Empresas, que buscam uma equipe diferenciada perante o mercado, entendem que seus compromissos vão além dos interesses de sua cadeia produtiva. Primordialmente, elas zelam pelos funcionários e compreendem seu compromisso em contribuir para o bem-estar, qualidade de vida e crescimento de seus empregados e capital humano em seu balanço.

Em tempos de mudanças investir em equipes e alinhá-las às tendências de melhoria contínua é participar e ser protagonista da ampliação do mercado. Pois, além de dar novo sentido ético às atividades (visto que a sociedade está cada vez mais consciente e exigente), coloca as organizações na situação de ter que responder às necessidades, às aspirações e às solicitações de seu público de interesse.

Partindo do pressuposto de que toda ação humana acontece em uma realidade social específica, a qual determina necessidades que precisam ser satisfeitas e/ou problemas que demandam soluções, as empresas atuam neste período na perspectiva de uma nova realidade em manter e ampliar a qualidade de seu capital humano.

Portanto, almeja-se construir, trabalhar e desenvolver habilidades e competências humanas, com visão estruturada de futuro.

O conceito e sua aplicabilidade

Em resumo, o conceito de habilidades e competências na gestão de pessoas ficou mais alinhado com às expectativas e as necessidades das organizações e dos indivíduos que nela estão inseridos.

Dessa forma, o uso do conceito de competências também permitiu o surgimento de uma gestão de pessoas mais alinhada com as expectativas e as necessidades das organizações e dos indivíduos, configurando um novo cenário de investimento e avaliação do capital humano.

 

As competências essenciais para uma equipe coesa

As competências essenciais dizem respeito a sinergia necessária numa organização, harmonizando os seus recursos humanos, financeiros e patrimoniais.

  1. Boa capacidade de comunicação e oratória
  2. Proatividade
  3. Busca por aprendizado constante
  4. Inteligência emocional
  5. Flexibilidade
  6. Liderança
  7. Organização
  8. Planejamento
  9. Conhecimento de novas tecnologias

Certamente, habilidades e competências técnicas também devem ser desenvolvidas. Atente-se as novas tecnologias que impactam o mercado que a organização está inserida e invista na atualização de hard skills dos colaboradores.

 

A importância de desenvolver os colaboradores

 

Desenvolver as competências inerentes à formação de um capital humano de peso é objeto de discussão. Sendo assim, mais do que nunca, é um dos fatores preponderantes para a criação de vantagens competitivas no turbulento mundo empresarial.

Contudo, cabe às empresas que desejam estar em pleno funcionamento e sucesso em um turbulento momento mundial entender e atuar como provedora do desenvolvimento humano no intuito de fortalecer seu capital humano e torná-lo diferencial no contexto de reabertura de mercado e oportunidades.

Como desenvolver as habilidades e competências  dos colaboradores?

Por fim, é necessário abrir as portas para treinamentos, evoluções e avaliações de desempenho. Além disso, deve-se gerir bem e desenvolver as competências individuais que podem ser usadas como estratégia de sucesso e diferencial competitivo no mercado atual.

A SIAS é uma empresa de Consultoria em Gestão de Pessoas que está há mais de 13 anos no mercado, sendo referência em treinamentos, e recrutamento e seleção. Conheça nossos treinamentos padrões ou entre em contato para uma reunião de diagnóstico, para orçamento de um treinamento totalmente personalizado, de acordo com a necessidade do seu negócio.

by Jacqueline Rezende

CEO na SIAS - Inteligência Corporativa, empresária, professora multidisciplinar com foco em desenvolvimento estratégico e organizacional na Fundação Getúlio Vargas e mentora no Núcleo de Felicidade e Propósito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

testeteste
Organically grow the holistic world view of disruptive innovation via empowerment.
OUR LOCATIONSWhere to find us
https://sias.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
GET IN TOUCHAvantage Social links
Taking seamless key performance indicators offline to maximise the long tail.

Copyright by SIAS. Todos os direitos reservados.

Copyright by BoldThemes. All rights reserved.

Open chat
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/sias/www/wp-includes/functions.php on line 4755

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/sias/www/wp-includes/functions.php on line 4755

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/sias/www/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 110