Soul: Você foi capaz de enxergar todas as lições do filme? - Sias

18 de março de 2021by Jacqueline Rezende0

Você realmente compreendeu todas as lições do Filme Soul da Disney Pixar? Saiba como o filme pode impactar sua vida pessoal e profissional.

No final do ano de 2020 a Pixar/Disney lançou mais uma grande estreia que merecia estar no cinema. O filme Soul é sensacional, preparem a pipoca e os lenços. Certamente, é um dos melhores filmes que eu já assisti da Pixar e assim como a linha de DivertidaMente (outra incrível animação). Embora seja uma animação, é um filme para adultos, com reflexões profundas e uma linha tênue com o que vivemos.

Filme-Soul

O enredo do filme Soul

Ele conta uma história linda, profunda e delicada sobre o sentido da vida. A narrativa conta a história do músico Joe Gardner (dublado por Jamie Foxx no áudio original), um professor de música que sonha em deixar sua marca no jazz e consegue uma oportunidade de ouro. Mas, perde a chance de sua vida (literalmente) ao sofrer um acidente… Ele vai desta para uma melhor. Isso mesmo… e sim, o filme faz a gente lidar com o assunto morte.

Uma maneira sensacional e incrível de lidar com temas sensíveis em tempos de perdas, doenças, mudanças. Uma análise sobre o que de fato vale e como avaliamos a nossa vida.

Embora eu tenha mencionado que é um filme para adultos, podem deixar as crianças na sala. Elas também vão se divertir com esse filme, mas já vou indicando que eles buscam o público adulto.

Inegavelmente, a estória de Joe é interessante. Ele perde o corpo e vira uma alma (semifantasmagórica), mas consegue escapar do “além”. Contudo, ele vai parar no plano espiritual em que as novas almas são formadas para virem à Terra; e lá, Joe conhece 22 (Tina Fey), uma alma que não quer descer para Terra e aí vem todo o processo e o enredo do filme.

Detalhes do filme

São dois contrastes que vale a nossa análise. Primeiramente, o sossego do “céu” e o contraste emocional e visual de uma megalópole como Nova Iorque. A partir daí, começamos a perceber o quão importante são os detalhes da nossa existência nas pequenas coisas.

Trabalhar o humor inteligente diz ou faz a gente entrar em uma discussão sensacional com uma trama muito madura, que desperta em nós essa visão sobre missão e propósito de vida.

Quantas vezes você já se pegou pensando nisso?

Todos os dias escuto e leio pessoas falando sobre propósito. Virou um jargão, modinha, desafio… será?

Missão e Propósito no filme Soul

Na minha análise através do filme e da minha experiência profissional, as pessoas não estão focadas no propósito, e sim na questão de qual é o seu propósito. Digo, que antes de pensarmos em propósito, temos que pensar no porquê, na causa, têm que entender a sua missão, o que está dentro, o que é a vida para você, o que representa a sua capacidade de acordar de manhã e sair da cama, o que te faz ter sentido, você vive ou sobrevive?

Primordialmente, Soul é um filme sobre a vida e o que fazemos para viver a essência da nossa existência, pessoal, profissional, moral, social.

Atualmente, eu escuto muito sobre o que é o processo de vida e objetivos, tanto que montei um Núcleo de Felicidade e Propósito para mentorar pessoas em busca de seu autoconhecimento e suas respostas, só que a grande questão não é embasada nisso e sim se está fazendo as perguntas certas, se sabe o que vai em sua alma, em sua jornada.

Se você entendeu bem, a questão é a seguinte:

O que te realiza é a sua missão, o seu propósito. É o que te preenche, o que te faz estrear de manhã, ou durante o seu dia, é sobre a energia a energia que te impulsiona.

Então a tua missão, não tem que estar escrita ela tem que ser natural ela tem a ver com a sua essência, é sobre respirar o ar que adentra seus pulmões quando você precisa dele, é sobre olhar os pequenos detalhes. Assim como saber o que vale para você, seja o sabor de uma comida gostosa, seja o cheiro do perfume de uma flor, seja o sentir do vento no seu rosto, seja aquela água gelada de uma cachoeira ou do mar, seja aquele banho relaxante depois de um dia super estressante.

Enfim, são nesses detalhes que a gente se encontra, que percebemos o olhar de quem a gente gosta. No abraço acolhido de quem a gente precisa ter por perto. E também, no desfrutar da nossa própria companhia, que deve ser a mais importante escolha sobre propósito.

São os objetivos, aquelas metas que a gente quer encarar ao longo da vida e que muitas vezes a gente quer colocar tantas realizações, porém o que te preenche de fato?

Desafios de encontrar um propósito

Eu respeito todos os processos que buscamos para nosso crescimento e evolução, e afirmo a importância de todos eles, só, que não adianta fazer vários processos de coaching, de terapia, constelações, e um monte de ações que tente preencher teu dia e tua vida atualmente se você não sabe o porquê disso. A sua causa.

O maior desafio, como no filme, é fazer a tua vida mais leve ou simplesmente com o objetivo de ir vivendo e buscando…. Mas, buscando o que? O que você quer? Será que é de fato o que preenche? O que te satisfaz? Você vive ou apenas tem a ilusão do que você almeja?

A tal verdade, a meu ver, é aprendizado diário. Está em entender que a essência das nossas relações, como missão, propósito e tudo aquilo que a gente encara nesta existência está ligado muito mais sobre a forma com que a gente se dedica àquilo que nos preenche do que realmente com o que realizamos.

Qual a sua missão?

Concluindo, quando você acorda qual a primeira coisa que vem atualmente a sua mente? O que que você tem feito da tua missão, do teu propósito? Onde você quer chegar? Por que quer chegar? E a questão fundamental: pense muito mais na sua jornada do que no destino, ninguém escala o Everest só para chegar no topo, é para viver a tua jornada.

Penso que a tua vida é o teu Everest, então faça a tua jornada valer a pena para que, quando você chegar no cume você sinta prazer, satisfação e entenda sempre que vai valer a pena porque o prazer está nas pequenas coisas e no que você delas, não é sobre as experiências vividas, mas o que fiz e aprendi com cada uma delas. Ative seu modo On.

Conheça o Núcleo de Felicidade e Propósito da Sias.

by Jacqueline Rezende

CEO na SIAS - Inteligência Corporativa, empresária, professora multidisciplinar com foco em desenvolvimento estratégico e organizacional na Fundação Getúlio Vargas e mentora no Núcleo de Felicidade e Propósito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

testeteste
Organically grow the holistic world view of disruptive innovation via empowerment.
OUR LOCATIONSWhere to find us
https://sias.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
GET IN TOUCHAvantage Social links
Taking seamless key performance indicators offline to maximise the long tail.

Copyright by SIAS. Todos os direitos reservados.

Copyright by BoldThemes. All rights reserved.

Open chat
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?